Segurem suas carteiras
- Roberto Barberá
- 1 de out. de 2017
- 1 min de leitura

O Google planeja substituir sua ferramenta de autenticação de dois níveis, oferecendo uma alternativa de segurança física aprimorada, destinada a proteger os usuários de ataques cibernéticos, de acordo com um relatório da Bloomberg. O novo serviço, denominado Programa de Proteção Avançada e potencialmente programado para lançamento no próximo mês de novembro, trocará o processo de autenticação padrão para serviços como o Gmail e o Google Drive, agregando a possibilidade de uso de “chaves” físicas de segurança USB. O serviço também restringiria os tipos de aplicativos e serviços de terceiros que poderiam fazer conexão à conta Google, do usuário, se ele assim desejar.
As mudanças não afetarão os proprietários de contas do Google, que optem por continuar com o acesso padrão, já que a Bloomberg relata que o Google "planeja comercializar o produto para executivos corporativos, políticos e demais pessoas com maiores preocupações de segurança".
Acho salutar a iniciativa e pode ser uma preparação para futuro uso, em massa, de moedas virtuais como meio de pagamento. O uso de moedas virtuais só é seguro, se você possuir uma “carteira física”, normalmente fabricada em conjunto com um dispositivo USB especial. Isto significa segurança, inclusive, se você tiver seu dispositivo roubado, uma vez que a criptografia da chave pessoal é virtualmente inquebrável. As carteiras virtuais hospedadas em sites nunca serão 100% seguras.
Vale à pena ficar atento e conferir.
Abraços,
Comments