top of page

 Boa companhia, fontes (do que quer que seja) e a mãe natureza. Melhor que isto, só se for regado a vinho...  

Passados mais de trinta anos respirando a área de Tecnologia da Informação (TI), tive a oportunidade de vivenciar várias eras. Entretanto, não chego a ser um dinossauro completo, pois a área de TI exige aperfeiçoamento contínuo, sob pena de perdermos o bonde. Eu diria que, provavelmente, me tornei uma espécie de lagartão-frankenstein, cheio de implantes e com um monte de bugs, por causa dos updates da Microsoft.

Pude testemunhar diversas fases da evolução dos ambientes de rede, desde as lLANs da Novell (as concorrentes da época - Cetus e Amplus - nunca funcionavam) que usavam cabos coaxiais e conexões BNC, até as atuais redes TCP/IP, cabeadas ou sem fios, funcionando a assustadores 100 Gbps. Tive o privilégio de acompanhar a gestação e o nascimento da internet comercial - que cresce em importância a cada dia - e que vem mudando o modo como vivemos e nos relacionamos.

 

A revolução da internet está apenas começando e será muito intensificada no período pós Lava a Jato. Com instituições mais depuradas, estará revelado novo horizonte de possibilidades que mudarão comportamentos e práticas em todas as esferas. O homem público terá duas alternativas: ou incorpora verdadeiramente espírito público, ou passa a consumir ansiolíticos às colheres.

O maior desafio será o de conciliar o capitalismo tecnológico - baseado no lucro, na eficiência e na meritocracia - com criação de postos de trabalho. Os problemas que sofremos hoje somente serão resolvidos, de forma sustentável e duradoura, se o "gap" da desigualdade reinante, puder ser reduzido. O acesso a oportunidades de aprendizado e de trabalho em todos os níveis, terá que ser ampliado, diversificado. e barateado. 

 

Precisamos, sobretudo, de professores melhores e de transporte público que funcione, para que alunos, professores e trabalhadores possam se deslocar. Parece mentira mas, em pleno século 21, aqui no Brasil isto ainda parece utopia.

 

Tive a sorte de ter tido bons professores. Eu diria  que minha família e meus professores fizeram toda a diferença,nas escolhas que tive que fazer ao longo da vida. Bons exemplos deixam muito claro, qual dever ser o caminho a ser seguido. O problema é que, seguir a trilha correta é difícil, exige tempo, perseverança e esforço. E a tal da natureza humana é diariamente testada pelos atrativos atalhos da esperteza, rumo à vida fácil. 

 

Hoje, felizmente,  me considero realizado profissional e pessoalmente.  Do ponto de vista profissional, tenho me dedicado as áreas de troubleshooting e de segurança de redes.

 

Além da área de TI, o mercado de capitais também é uma paixão antiga. Adoro jogar bridge, correr na praia de manhã (os assaltantes cariocas não acordam cedo) e degustar um belo vinho.

 

Tenho prazer em compartilhar informações da minha área de especialização (este blog, é um exemplo disto) e de me engajar em grupos de trabalho voluntário, para apoio aos que desejarem (sobretudo os jovens) maior aprofundamento nos conhecimentos de tecnologia, da informação e das finanças, num mundo em que postos de trabalho estão sendo rapidamente substituídos e novas habilidade precisam ser adquiridasl. E, no Brasil, sem previdência oficial.

Meus pais me ensinaram a ser otimista com o Brasil. Mas confesso que houve vezes, como recentemente, que meu otimismo só persistiu (e ainda persiste) como uma homenagem à memória deles. Que Deus os abençoe e ilumine.

©  Orgulhosamente criado com Wix.com

    Gostou da leitura? Faça a diferença. Doe para 

Eles são super heróis de verdade!!

bottom of page