top of page

Pessoas - o maior ativo das empresas

  • Roberto Barberá
  • 15 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

O assunto tem sido tema de artigos, seminários e até de livros. O cientista Bernard Marr – conhecido correspondente da Forbes, acaba de lançar o título “Data-Driven HR’ (gestão de pessoas orientada a dados).

O tema é controverso e eticamente desafiador, mas incrivelmente valioso para a empresa que deseja reter seus maiores talentos.

Nunca tive dúvida de que toda empresa deveria esforçar-se para construir o melhor time de profissionais possível. Uma equipe afinada e permanentemente motivada, traduz-se em produtividade, criatividade e inovação – tripé fundamental para a consolidação de qualquer vantagem competitiva.

O desafio começa a delinear-se quando se trata de manter o time, sua performance e, sobretudo, sua motivação. Mas como fazer isto?

Em primeiro lugar, com sinceridade e transparência. Nada substitui o diálogo verdadeiro, o compartilhamento de expectativas e a igualdade de oportunidades no ambiente empresarial.

A percepção de todos deve ser a de absoluta conformidade entre critérios usados e políticas estabelecidas. Desde que estas políticas sejam comunicadas no momento da contratação, não vejo problema algum, por exemplo, quanto ao uso de técnicas preditivas, comportamentais ou de classificação, aos dados de recrutamento, progressão funcional, produtividade individual, perfis curriculares e de competência pessoal, além da aplicação periódica de avaliações de desempenho. Tudo tem que estar claramente explicitado numa espécie de documento básico e num treinamento introdutório. Há que se deixar claro, para o recém contratado, que o objetivo das medições é sempre o de melhorar a qualidade das decisões da empresa.

Há, entretanto, limites legais que começam a ficar menos nítidos, quando se trata de analisar e-mails, participações em redes sociais, conteúdos de pesquisas e hábitos de navegação que, a meu ver, devem ser claramente anunciados, até por uma questão de credibilidade.

Os membros do time precisam ser cotidianamente lembrados de que o papel a ser desempenhado é o de se colocarem, primeiramente, no lugar dos clientes. Portanto, analisar dados a respeito do real sentimento da equipe e da experiência dos clientes, em relação aos produtos, serviços, processos, colegas e executivos, consiste matéria-prima valiosa para subsidiar decisões de “correção de curso” que visam, em última análise, ao sucesso da empresa e à satisfação de todos os que orbitam seu “ecossistema”.

Melhores decisões levam à otimização de processos, adição de valor e à manutenção de um ambiente que estimula a inovação.

Com a simplificação das relações trabalhistas, acredito ser possível uma mudança significativa da orientação das áreas de RH brasileiras – que hoje são excessivamente ocupadas com questões legais e administrativas – para uma atuação orientada à análise de dados. Uma espécie de Departamento de RH – Inteligente.

O RH – Inteligente pode ser construído incorporando-se técnicas de agrupamento e de análise de dados, possibilitadas pelo uso de processos baseados em inteligência artificial (machine learning), que propiciam a introdução de novas métricas e, consequentemente, de uma nova visão cultural da gestão das pessoas, que vise a manter a melhor e a mais engajada equipe. Sem preconceitos raciais, religiosos, ou de gênero, durante todo o processo seletivo até o momento da entrevista final. Apenas neste último momento é que o contratante tomaria conhecimento de quem é o candidato.

E acreditem, tudo o que promover a melhora da qualidade das decisões das empresas, especialmente as motivacionais, ligadas a critérios de premiação, evolução funcional e de reconhecimento ao trabalho das pessoas será, muito em breve, fator decisivo para retenção de talentos e consolidação de vantagem competitiva.

A adoção de indicadores de desempenho (KPIs - Key Performance Indicators) mais transparentes, propicia decisões melhor compreendidas pelos colaboradores, o que reforça a motivação das equipes. Boas decisões, em matéria de RH, conservam sadio o ambiente de trabalho e tornam colaboradores tão produtivos, quanto felizes.

Abraços a todos e ótima semana.


 
 
 

ความคิดเห็น


Por trás do Blog
Procurar por Tags
Leitura Recomendada
Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

©  Orgulhosamente criado com Wix.com

    Gostou da leitura? Faça a diferença. Doe para 

Eles são super heróis de verdade!!

bottom of page