top of page

10 Inovações que impactarão 2019.

  • Roberto Barberá
  • 4 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Pela primeira vez em seus 18 anos de história, a lista de avanços de 2019 – o relatório MIT Tech Review (do conhecido Massachusetts Institute of Technology) foi montada por um de seus editores colaboradores, ninguém menos do que Bill Gates.

O índice de acertos de Bill Gates, na realização de previsões técnico-mercadológicas, tem sido assustadoramente alto. Só para lembrar aos mais jovens, ele previu corretamente a ascensão do computador doméstico (na década de 80), do sistema operacional de desktop com interface gráfica (rompeu com a IBM e foi desenvolver o Windows) e da internet, de modo que ele me pareceu uma escolha natural para ser o primeiro editor convidado da respeitadíssima e esperada publicação anual.

Para quem não é da área de TI, o MIT Technology Review é um report que publica, todos os anos, uma lista dos desenvolvimentos tecnológicos que trarão maior impacto na vida humana, durante o ano que se inicia.

Muitos dos avanços presentes na lista visam a resolver desafios em dois campos que são particularmente relevantes para a melhora da qualidade de vida humana (e sua duração) - a saúde e o meio ambiente. E como seria de se esperar, a inteligência artificial (IA) exerce relevante papel, na maioria deles.

Um dos destaques é a inclusão da "destreza robótica". Aqueles que têm acompanhado a evolução da robótica e da automação, frequentemente comentam que, embora ótimos para operarem em ambientes controlados, os robôs atuais “claudicam” ou simplesmente falham, quando se espera que lidem com situações inesperadas.

O campo da destreza robótica contempla a construção de dispositivos mecatrônicos - por exemplo, mãos robóticas - que podem usar IA para treinarem e aprenderem sobre dispositivos e ambientes desconhecidos, à medida que os encontram. Desta forma os algoritmos evoluem e vão se auto adaptando, para se tornarem mais capazes. Uma espécie de proficiência contínua.

O “hambúrguer sem carne” é outra adição interessante à lista, demonstrando como as soluções de alta tecnologia e de baixa tecnologia, podem ajudar a resolver os mesmos desafios - neste caso, a grande quantidade de emissões de carbono produzida pela indústria de carnes e a contribuição delas para a mudança climática.

Esta categoria inclui, explicitamente, alternativas de carne à base de plantas e "carne cultivada" artificialmente, o que ainda é objeto de muita experimentação científica e de controvérsias.

O primeiro hambúrguer de carne artificial foi criado num laboratório da Universidade de Maastricht, em 2013, ao custo aproximado de USD$300 mil por quilo. Em 2017, o custo de produzir a mesma quantidade foi reduzido para pouco mais de USD$11. É claro que ainda há dúvidas sobre a reação dos consumidores. Será que as pessoas se sentirão confortáveis ​​comendo carne produzida “in vitro”? A aposta de Gates se dá a partir da consciência a respeito da crescente necessidade de alimentar a população mundial, enquanto se reduz a quantidade de carbono liberado no ar pela indústria pecuária. Bill Gates acredita que esta tecnologia tem o potencial liquidar o déficit proteico mundial.

E falando de emissões de carbono, a tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) também ganha lugar na lista de avanços de 2019. Trata-se de uma ideia que não é nova. Porém, em face dos progressos em pesquisa e desenvolvimento está, agora, tornando-se economicamente viável para a indústria. O princípio nela envolvido é o de que o carbono liberado em grandes volumes (por exemplo, nas usinas de combustível fóssil) pode ser retido antes de entrar na atmosfera, tornando residual a contribuição humana para o aumento do efeito estufa. O CO2 pode, então, ser canalizado e depositado em segurança em locais de armazenamento subterrâneo. Alguns especialistas estimam que esta tecnologia tem o potencial de reduzir as emissões de CO2, das usinas elétricas, em até 90%. Como acontece com a maioria das tecnologias destacadas por Gates, a inteligência artificial (IA) atua como um facilitador nesta indústria, onde algoritmos podem ser treinados para preverem a colocação mais eficiente de máquinas de captura de carbono, bem como entenderem e monitorarem o comportamento dos materiais, quando são depositados para armazenamento.

Quanto aos cuidados com a saúde, Bill Gates destaca, pelo menos, três aplicações específicas que provaram o seu potencial para melhorar resultados de pacientes (tratamentos), sua qualidade de vida e, sem dúvida, tornar-se-ão mais eficientes com o passar do tempo. Uma delas é composta de monitores de eletrocardiograma (ECG) em forma de pulseira, que detectam anomalias de funcionamento cardíaco precocemente, alertando o usuário. Outra é a sonda endoscópica em forma de cápsula, que quando ingerida, consegue visualizar o interior do sistema digestivo humano e até de fazer biópsias. Há, também, a criação de vacinas personalizadas contra o câncer, criadas a partir do DNA personalizado e do perfil do sistema imunológico do próprio paciente. Uma outra é um novo tipo de exame de sangue que pode indicar a probabilidade de um parto ser prematuro, para as futuras mamães.

A lista de “avanços revolucionários” do MIT Technology Review é publicada, todos os anos, desde 2001. No passado destacou conceitos e tecnologias que hoje são comuns, incluindo a computação em nuvem, mensagens instantâneas e veículos autônomos.

Veja, a seguir, a relação completa da edição de 2019, contendo as inovações classificadas como “disruptivas” por Bill Gates:

(1) Destreza robótica - mãos robóticas que podem aprender a manipular objetos desconhecidos, por conta própria.

(2) Energia nuclear de nova onda - projetos de fissão e reatores de fusão que poderiam ajudar a reduzir as emissões de carbono.

(3) Prevendo prematuros - um simples exame de sangue para alertar sobre um parto prematuro, salvando a vida de muitas crianças e de mães.

(4) Sonda endoscópica (gut) em formato de cápsula - um dispositivo que pode ser engolido, capaz de visualizar o trato digestivo e de realizar biópsias.

(5) Vacinas personalizadas contra o câncer - um tratamento que usa o sistema imunológico do próprio corpo para atingir, apenas, células tumorais.

(6) O hambúrguer “sem vaca” - alternativas à base de vegetais e de carne de bovinos e suínos (cultivadas) que poderiam reduzir drasticamente as emissões de gases, pela indústria alimentícia.

(7) Coletor de dióxido de carbono - técnicas para absorver CO2 do ar e bloqueá-lo, o que pode finalmente se tornar econômico.

(8) Um ECG (eletrocardiograma) no pulso – provendo a capacidade das pessoas com doenças cardíacas monitorarem, continuamente, sua saúde e receberem avisos antecipados de indícios de problemas.

(9) Saneamento sem esgotos - um banheiro autônomo que poderia combater doenças e condições degradadas de vida, ​​em grande parte do mundo em desenvolvimento.

(10) Assistentes avançados de IA - novos avanços no processamento de linguagem natural que tornam os assistentes digitais capazes de adquirirem maior autonomia.

Bom Carnaval,

Abraços a todos.


 
 
 

Comments


Por trás do Blog
Procurar por Tags
Leitura Recomendada
Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

©  Orgulhosamente criado com Wix.com

    Gostou da leitura? Faça a diferença. Doe para 

Eles são super heróis de verdade!!

bottom of page